O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Como preconizava Jean Jacques Rousseau ?Todos deveriam ser iguais perante à lei?, nesse sentido, é irrefutável que apesar do contexto histórico-social dos negros desde o Brasil colônia, todos devem ser iguais independente da cor de pele ou nível social. Sabe-se hoje, que o preconceito racial é um problema que ainda está enraízado no país, e que infelizmente retarda a evolução humana no caráter cultural pela desvalorização da influência afrodescendente na formação da sociedade.
É indubitável, que desde o Brasil colonial e início do Reinado brasileiro, o crescente número de escravos que vieram ao país para trabalhar na extração de minérios, nas fazendas cafeeiras e nas lavouras de cana de açúcar, deixaram rastros que são notórios até os dias atuais, como a disparidade social diante os brancos, esses que alegam ser superiores e fazem crescer o preconceito racial. Esse fator, que foi evidenciado na obra ?Recordação do escrivão Isaias Caminha? de Lima Barreto, na qual contextua que apesar da abolição da escravatura em 1888, o preconceito ainda está presente na sociedade.
Além disso, é injustificável que o racismo no Brasil é um problema estrutural e institucionalizado no país, uma vez que segundo o Onu, apesar dos negros ocuparem 50% da população total, eles representam apenas 20% do PIB. Diante esse contexto, a sociedade negra é a que mais sofre com o desemprego, pobreza e falta de oportunidades tanto em universidades quanto em trabalhos dos diferentes setores. Desse modo, é sem duvida que são necessárias ações para combater o preconceito racial e consequentemente, aumentar o desenvolvimento dessa população.
Portanto, diante desse cenário, é inerente que as leis contra o racismo devam ser mais rígidas; a administração dos crimes raciais para uma pena mais longa e severa; criar mais oportunidades para o negro se profissionalizar, como as cotas(já existentes)que ampliam seu mercado de trabalho e ingresso na universidade. Além disso, é necessário levar para o meio educacional práticas que valorizem o negro e desenvolvam as futuras gerações para que criem uma sociedade mais igualitária como já defendia a filosofia de Jean Jacques Rousseau.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!