O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O desiquilíbrio entre consumo e sustentabilidade.

No mundo, de acordo com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, as pessaos consumiram 28% a mais em bens e serviços do que há dez anos. Esta questão é considerada um problema, pois quanto maior o consumo, maior será a parcela de recursos naturais que será utilizada. A prova disso é a atual situação da Mata Atlântica, que desde a época em que o Brasil era uma colônia, vem sendo desmatada em prol do desenvolvimento, fazendo com que reste na atualidade apenas 12% da mata original.
O Modelo Atual de consumo, o aberto, possui um alto gasto de energia em todos os momentos do sistema produtivo, causando impacto no meio ambiente o tempo todo. Isso leva a um consumo 1,5 vezes maior do que o planeta tem a oferecer. Este crescimento exarcebado é provocado também pelo aumento populacional e por estarmos no ápice do desenvolvimento da tecnologia.
Diariamente, diversos produtos são produzidos, colocados a disposição de uma sociedade que, com o poder de consumo os tiram do mercado com a mesma rapidez em que são colocados, sendo então necessária uma reposição, para que o ciclo econômico seja mantido. Esta falta de equilíbrio entre a produção e o consumo pode ser observada principalmente em países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos da América(EUA), onde a sustentabilidade , segundo o atual presidente Donald Trump, é considerada uma barreira para a obtenção de uma grande produção.
Ao observar os fatos vê-se que é necessário percorrer um longo caminho para termos um futuro sustentável, mas apesar das dificuldades que serão enfrentadas mudar o atual quadro de consumo não é impossível. Para que isto aconteça, é necessário que o governo geral adote o Modelo Fechado de consumo, pois nele os recursos naturais são usados de maneira racional, e que também adicione na grade escolar dos alunos uma educação ambiental mais didática, estimulando-os verdadeiramente a conhecer e aplicar o assunto no dia-a-dia. Além disso, através de campanhas, a mídia, como veículo de comunicação em massa, junto com o Ministério do Meio Ambiente e Ong's ambientais deve mostrar a população a importância da aplicação dos 5R de reciclagem. Isso ajudará a manter o planeta saudável para as próximas gerações, que poderão desfrutar dos recursos naturais de maneira sustentável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!