O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No Brasil, o desrespeito aos povos indígenas não é uma invenção atual encontra seus resquícios na colonização portuguesa, a partir de 1500. No entanto, a Constituição Brasileira atual assegura os direitos indígenas, porém existem falhas em na execução.; uma vez que, o Estado e sociedade brasileira, baseia-se em padrões e estereótipos, formando indivíduos de pré-conceitos e acentuando as disparidades sociais.

Pode se perceber que, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, os índios perderam a sua paz. Os estrangeiros surgiram na terra "descoberta" e escravizou o indígena, para retirada do pau-brasil, no primeiro momento foi feita uma troca da madeira por joias e espelho. Depois, como se não bastasse a escravidão, vieram os jesuítas com o propósito de catequizar o índio, ou seja, a ideia do eurocentrismo, descaracterizando outras culturas. Os índios resistiram ao escravismo, e com novas pessoas (os africanos) para escravizar, os portugueses mudaram o foco e oo bestializaram. Nesse contexto, verifica-se o porque do descumprimento dos direitos dos índios, que tiveram sua terras invadidas e sua cultura desprezada.

Hoje em dia, os direitos dos povos indígenas estão previstos na Constituição de 1988, e mesmo assim há um incumprimento destes. Em março de 2017, índios de diferentes tribos reuniram-se em Brasília para protestar contra o governo de Michel Temer, e reivindicar o avanço na demarcação de terras indígenas. Para impedir a manifestação, a polícia militar utilizou de bombas de gás, balas de borracha e spray de pimenta, e os indígenas reagiram com flechas. Essa situação, além de ser, completamente, desigual, é marcada por comentários ridículos e preconceituosos, como: " Índios são bandidos com alforria para cometer crimes. Mortes aos índios já!". A partir daí caberia ao Estado intervir, porém, mais uma vez, este coloca "vendas" e finge que está tudo bem e deixa a sociedade condenar e expurgar o indígena.

Por conseguinte, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve realizar um projeto nas escolas para ensinar sobre a importância de garantir os direitos indígenas. O governo precisa ser mais ativo nas questões de respeito aos índios, conter o avanço da demarcação de suas terras e assegurar seus direitos sobre estas. A sociedade precisa adquirir uma nova visão sobre os índios, afinal, os estrangeiros que são invasores.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!