O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Como enfrentar o dilema da nomofobia no Brasil.

A nomofobia é o nome dado à dependência que uma pessoa tem do celular e da internet, apesar de não ser uma patologia oficial deve ser levada à serio. Contundo, o vício no celular é um sintoma de quem tem outros transtornos, sendo assim, para melhorar os índices de nomofobia é preciso investir na saúde mental das pessoas.
Não é novidade o fato de que pessoas muito tímidas, por exemplo, buscam refúgio em alguma coisa, assim como pessoas que apresentam transtorno de pânico, elas encontram em seus smartphones uma segurança para sair de casa e realizar atividades. Mas como consequência ficam o tempo todo no telefone, o que de certa forma gera uma dependência.
Como pode- se perceber é um ciclo vicioso, uma pessoa sente-se protegida com seus aparelhos eletrônicos e eles passam a fazer parte de sua rotina. Assim fica claro que como a nomofobia é um sintoma de outros transtornos é necessário investir na saúde mental das pessoas. Por exemplo, o ministério da saúde junto com o sistema único de saúde (SUS) poderia manter uma clínica com profissionais da área, tais como psicólogos e psiquiatras, para que as pessoas pudessem buscar ajuda com mais facilidade. As escolas, tanto públicas quanto privadas, deveriam acompanhar o desenvolvimento social de todos os alunos. Isso poderia dar se através da contração de psicólogos para desenvolver trabalhos no âmbito do desenvolvimento pessoal, além de acompanhar de maneira semanal os alunos que apresentassem algum tipo de transtorno visível. Afinal é evitando o desenvolvimento de alguns problemas de sociabilidade que será possível ter uma sociedade que não use os meios eletrônicos como válvula de escape.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!