O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A prática de bullying nas escolas do Brasil


No filme '' Homem Aranha ", o personagem fictício, Peter Parker, é agredido por um valentão na escola. Com seus superpoderes consegue surpreender o agressor e escapa. Fora do cinema, o bullying faz parte do cotidiano de alunos no Brasil que, diferente de Peter, não possuem poderes sobrenaturais para resolver a situação. Tal prática é um problema de saúde pública e precisa ser levado a sério por escolas e as famílias do envolvidos.

No bullying, as vítimas passam por diversas agressões, sejam verbais ou físicas. O objetivo dos ''bullies'' consiste em intimidar ou agredir uma pessoa sem motivo. Fazem isso repetitivamente podendo causar angústia, depressão e em casos extremos até o suicídio do sofredor. Além disso estudos revelam que jovens que sofriam e praticavam bullying apresentam maior rico de desenvolver problemas de saúde, de fumar com frequência ou ter algum tipo de transtorno psiquiátrico. Torna-se óbvio, portanto, que o bullying é um problema de saúde pública.

Para mudar essa realidade, exige-se atenção e atitudes diferentes dos responsáveis e da unidade de ensino. De acordo com cientista Dieter Wolke, não pode-se tratar o bullying como algo inofensivo, como se fosse parte do amadurecimento quase inevitável, As escola além da exposição simples de conteúdo, têm o dever de educar o aluno para a convivência no coletivo, nas relações pessoais e profissionais. As famílias devem-se preocupar em proporcionar um ambiente de acolhimento e não de repulsão para ajudar seus filos.

Infere-se, portanto que o bullyin é um problema sério que deve ser enfrentado pelas escolas e os responsáveis dos envolvidos. Nesse contexto, é preciso mencionar que em 2016 a prevenção e o combate à prática virou lei no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério de Educação garantir o monitoramento das instituições de ensino afim de tomar medidas de prevenção e combate como: Assistência psicológica à vítima e ao agressor e, inclusão de conhecimentos da psicopedagogia no treinamento dos professores. Outrossim o governo deve propagar o conhecimento da problemática e educar a população sobre como proceder e agir nos casos de bullying.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!