O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mais da metade da polução brasileira encontra-se acima do peso. Esses são os dados de uma pesquisa divulgada, em 2015, pelo Ministério da Saúde, o qual evidência o preocupante caminho que se encontra a nossa população. É notório, que essa realidade é fruto da atual liquidez no tempo e na rotina dos indivíduos, que buscando ganhar alguns minutos a mais no dia, recorrem a uma alimentação mais rápida e nada saudável. Entretanto, sabe-se que alguns ?quilinhos? a mais é o menor dos consequentes problemas.

Primeiramente, é importante ressaltar que a recorrente falta de tempo no mundo moderno contribui diretamente para esta problemática. A alimentação irregular e o sedentarismo são as principais consequências dessa vida cada vez mais acelerada. A ociosidade e a falta de atividades físicas, aliado a cultura do ??fast-food?? e dos industrializados ? presentes cada vez mais na vida dos apressados ? garantem uma alimentação pouco nutritiva e, na maioria das vezes, pouco saudável, onde o desequilíbrio entre as calorias gastas e ingeridas é só o primeiro dos efeitos.

Contudo, é preciso ressaltar a real importância em se combater a alimentação irregular: a obesidade. Sabe-se, no entanto, que esse é apenas um dos inúmeros problemas decorrentes desse excesso, uma vez que, este é fator de risco para diversas doenças. Diabetes, hipertensão, enfarte e câncer são alguns desses problemas, entretanto, a obesidade ainda abre espaço para distúrbios psicológicos como a bulimia e a depressão, posto que o preconceito para com essas pessoas ainda se faz muito presente na sociedade contemporânea. Dessa forma, verifica-se a urgência em se combater este mal da pós-modernidade.

Fica claro, portanto, que as fugacidades na rotina desses indivíduos atingem suas vidas em diversos níveis. Nesse sentido, faz-se necessário que as escolas fomentem uma reeducação alimentar em seus alunos, utilizando-se de palestras e atividades extracurriculares com nutricionistas - voltadas a uma alimentação saudável - afim de começar a tratar o problema desde a base. Além disso, é importante que o Governo, juntamente com a mídia, promova campanhas de conscientização, em programas e novelas, e ampliem ações como o ?Bem-Estar Global?, buscando dessa forma uma sociedade menos sedentária e mais saudável. Só assim, iremos conseguir vencer a obesidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!