O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O ato de ler se faz presente desde a infância, sendo de extrema importância para a formação das pessoas como ser pensante e atuante na sociedade. Todavia, o ato de ler não corresponde apenas à interpretação de símbolos. Deve-se relacionar e compreender o que se lê, e realizar uma leitura crítica.
Ler de forma crítica adiciona um poder maior ao leitor, que observa as ?nuances? e as questões implícitas do texto mais facilmente, diferentemente da pessoa que lê sem fazer uma interpretação além do que está escrito. Entretanto, ler criticamente está intrínseco ao conhecimento de mundo de cada pessoa. Como disse Paulo Freire, ''a leitura do mundo precedia a leitura da palavra''
Com essa ideia em mente, ao ler uma manchete de jornal, resumo de livro e até mesmo em um texto postado no Facebook, a leitura crítica se faz necessária. Dessa forma, o cidadão diminui as chances de ser lesado em situações importantes, como um exemplo são as várias possíveis reformas que serão feitas no Brasil, nas quais será necessária uma leitura crítica das propostas e avaliação dos prós e os contras: o leitor crítico não lê e aceita, mas analisa e questiona.
Através do que já foi exposto no texto, fica notável como ler de forma crítica é importante, e que essa está comumente ligada ao discernimento de mundo de cada pessoa. Contudo, é importante que o governo e a mídia incentivem mais a leitura nas escolas para que dessa maneira o hábito de ler se torne mais presente, facilitando o desenvolvimento da leitura crítica de cada cidadão. Ler se faz necessário para o crescimento de cada ser humano como pessoa em uma sociedade, na qual eventualmente enfrentará situações em que a habilidade de ler de forma crítica será importante.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!