O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Parafraseando Ruth Benedict, antropóloga norte americana, cultura é a forma como cada indivíduo vê o mundo. É notória a presença de uma pluralidade cultural no Brasil, entretanto, o acesso ao cinema, ao teatro e às demais manifestações culturais no país apresenta números baixos.
Mormente, a estratificação da sociedade em classes sociais gera uma desigualdade cultural. Desse modo, é perceptível que há uma divisão entre cultura popular e cultura erudita. Sendo a segunda acessível apenas aos indivíduos da classe alta, fato que é inadmissível já que, segundo a Constituição, todos os cidadãos possuem os mesmos direitos.
Outrossim, mesmo com a implantação do vale-cultura, o brasileiro possui desinteresse em conhecer a multiplicidade cultural do país em que vive. Além do mais, é possível perceber a valorização de filmes, músicas e obras de arte internacionais em detrimento às produções nacionais.
Para aumentar o acesso à produção cultural brasileira, portanto, é necessário que o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação se unam com o fim de ensinar as crianças nas escolas para que elas se tornem adultos que reconheçam, valorizem e tenham uma identidade cultural tipicamente brasileira. Ademais, cabe também ao Ministério da Cultura promover palestras nas várias cidades de todo o país com a finalidade de ensinar jovens, adultos e idosos, estimulando que eles tenham vontade se participar de ações culturais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!