O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Cidadania e participação política no Brasil
Na Grécia antiga, o título de cidadão era dado somente para aquelas pessoas que tinham uma vida politicamente ativa na polis. Atualmente, na democracia, ele é dado a toda pessoa que possui um registro civil, o que se torna um tanto quanto perigoso, pois coloca o futuro da nação nas mãos de pessoas politicamente leigas.
No Brasil, esse problema se faz ainda mais vigente. É muito comum no âmbito municipal e estadual a troca de votos por favores e privilégios oferecidos por políticos corruptos. Essa falta de ética no meio político, acaba criando um estereotipo que todo político é corrupto e acarreta um grande desinteresse dos jovens no engajamento político, consequentemente na participação política também.
Outro fator que colabora com essa falta de interesse é a popularização do ditado popular que ?não se discute política, futebol e religião?. Tal discurso, priva a população de bons debates e um senso crítico apurado, dessa forma toda uma nação fica propensa à uma alienação, perdendo assim o próprio conceito de cidadania.
Perante a essas questões, o incentivo à um aprofundamento político desde cedo se faz de extrema importância para se resolver diversos problemas sociais, morais e éticos que encontramos no Brasil. Programas como o ?Jovem Vereador? que proporciona maior proximidade de alunos do ensino médio ao meio político, devem ser incentivados e ampliados desde o ensino fundamental, aliado à um trabalho da mídia com campanhas, conseguirá transformar a próxima geração de brasileiros em verdadeiros cidadãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!