O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde o fim da Guerra Fria, em 1985, e a consolidação do modelo capitalista, cresce no mundo o consumismo desenfreado. Isso incute no uso de matéria-prima que é retirada da natureza. Todavia, nem sempre, dá para conciliar consumo com sustentabilidade.
Para o filosofo Epicuro, a felicidade é o prazer resultante da satisfação dos desejos. Aplicando esse conceito aos dias atuais, o homem vem consumindo cada vez mais para satisfazer seus desejos, porém esquece que deve haver um equilíbrio entre meio ambiente e produção.
Dessa forma, para suprir o desejo de consumir, é necessário a fabricação do produto e esse, em sua maioria, advém da matéria-prima natural. A água é um exemplo, sendo usada na produção de quase todos os produtos, assim como o petróleo, a madeira, minério de ferro, dentre outros. Portanto, quando algo é retirado da natureza, deve ser reposto para que não se altere o ecossistema; com essa finalidade, começaram a surgir os produtos sustentáveis.
Nessa perspectiva, foram criadas as ONG's que incentivam a sustentabilidade. Dentre elas está a Akatu, que propõe que os consumidores tornem-se sementes boas para colherem um mundo melhor, mais sustentável. Em outras palavras, expõe que um mundo melhor encontra-se alcançável nas ações cotidianas de cada pessoa.
Fica evidente, portanto, a necessidade de ter o consumo em consonância com a sustentabilidade, uma vez que o Governo deve oferecer incentivos fiscais para as empresas que aderirem à sustentabilidade. Cabe a nós consumirmos apenas o necessário para que as futuras gerações não sejam prejudicadas. Dessa forma, haveria uma conjuntura mais sustentável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!