O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Informação contra a violência

No que se refere aos efeitos da Lei Maria da Penha no Brasil, é possível afirmar que a medida tem mudado significativamente a vida de muitas famílias nos últimos anos. Isso se evidencia não apenas pela diminuição do número de agressões contra mulheres, mas também pelo aumento do emprego de punições nos casos que ainda ocorrem.
Segundo Aristóteles, o homem é um ser social. Hoje, a Lei Maria da Penha vem ajudando a muitos cidadãos no entendimento de que a sociedade começa já dentro do lar, e não apenas fora dele. Desse modo, o respeito ao outro, o direito de ir e vir, entre outros fatores da dignidade humana, a partir de campanhas de conscientização sobre a violência, vem diminuindo gradativamente desde 2006, quando alterações no processo, código e punição penal foi publicada.
Além disso, aqueles que ainda insistem em desobedecer a Lei têm sido punidos mais ampla e rapidamente. A prisão preventiva dos acusados, algo que não existia antes dessa medida, favoreceu a a investigação, punição e consequentemente a preservação de vidas. A biologia tem comprovado que, ao contrário do que defendia Darwin, nem sempre é o mais forte quem sobrevive. Neste caso, a sobrevivência e a dignidade estão ao lado daquelas que têm tido informação e coragem para denunciar.
Desse modo, o governo deve amplamente investir na educação da sociedade e pontualmente na conscientização da família acerca dos mecanismos de coibição da violência doméstica e familiar. Depois da criação da Lei, o passo mais importante a ser dado é o investimento contínuo e abrangente na informação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!