O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O apagamento das culturas e dos povos indígenas no Brasil

Antigas culturas como as dos mais incas e astecas sempre despertaram muito interesse em, em geral, ao contrário do que tem ocorrido com os indígenas brasileiros. Porém, há algo em particular que os difere, a extinção. Sendo assim, deve-se rever a negligência que corrobora para o pagamento dessa cultura, observado que esses povos têm grande potencial, inclusive, econômico.
Tem-se no imaginário de muitos que para que os índios sejam considerados legítimos devem viver como em 1500, época do descobrimento. Contudo, levando em conta a frase do escritor Francis Bacon que diz que o comportamento humano é contagioso, vê-se que isso é inviável. É certo que os hábitos indígenas devem permanecer, mas, isso não significa que o homem tribal deva se privar de realizar trocas. Seja de medicamentos até a internet, compartilhar diferenças foi um importante meio de enriquecimento cultural e ainda é, para ambos os lados. Portanto, essa população deve receber mais investimento e auxílio.
Além disso, o sistema econômico vigente tende a medir as pessoas de acordo com sua produtividade e ganhos financeiros, fenômeno descrito também pelo sociólogo Karl Marx. Entretanto, essa visão se estende para os membros da sociedade, fazendo com que os índios, principalmente, não sejam valorizados. Dessa forma o Brasil tende a negligenciar seus nativos. Um erro já que esses têm muito potencial econômico. Há uma gama de tribos no país, tendo algumas bastante conservadoras e outras nem tanto. Essas últimas são abertas à sociedade para passar seus valores. Todavia, não há um incentivo turístico, o que torna estes conhecimentos ainda distantes do restante da população. Falta um olhar empreendedor.
Nessa perspectiva, entende-se que há três setores capazes de alcançar as mudanças almejadas: mídia, Ministério da Cultura e empresas privadas. Essas últimas poderiam realizar parcerias, ampliando o turismo em algumas tribos. A movimentação de hotéis e comércio ficaria mais aquecido além de parte da renda ser revertida para auxílio desses povos e promoção de seus eventos culturais. À mídia, caberia o papel de divulgar esses eventos e atrair a comunidade para a importância dessas trocas projetando isso até internacionalmente. Logo, a visão do brasileiro mudaria e os nossos terão uma sentença cada vez mais distante da dos povos pré-colombianos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!