O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre



Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século xvi ao xxi, A sociedade brasileira luta contra o bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos. Infelizmente ,somente em 2016 , foi promulgada a lei 13.185 criando uma política nacional de combate . No entanto, a assinatura de uma lei não foi suficiente para afastar o problema da realidade, o bullying permanece. Desse modo, é perceptível que, mesmo com a conquista de inúmeras mudanças a violência em escolas persiste intrinsecamente na realidade do país, seja pela lenta mentalidade social , seja pela insuficiência de leis.
É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que , por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira analógica, é possível perceber que, no Brasil, a falta de leis voltadas a violência em escolas, clubes entre outros ambientes, rompe essa teoria , haja vista que, embora a lei de combate à intimidação sistemática tenha sido um grande progresso em relação ao combate à prática . Há brechas que permite a ocorrência desses crimes.

Outrossim, destaca-se a falta de mentalidade como impulsionador da violência em escolas . Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito por causa de diferenças pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão social, transmitido de geração a geração, funciona como forte base dessa forma de agressão, agravando o problema no Brasil.
Entende-se, portanto, que a continuidade da prática de bullying é fruto da ainda fraca eficácia de leis. A fim de atenuar o problema o Governo Federal deve elaborar um plano para implementação de novas delegacias especializadas nessa forma de agressão, além de intensificar a fiscalização implementando novas medidas punitivas juntamente com a aplicação de campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas de televisão como forma de estímulo à denúncia desses crimes. Dessa forma, com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social será gradativamente minimizado no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!