O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Nas últimas décadas, expandiu-se a expectativa de vida da população brasileira e, consequentemente, a proporção de idosos no país. De fato, é uma dádiva para o brasileiro saber que a sua expectativa de vida tenha aumentado. Contudo, em concordância com a ONU, o envelhecimento torna primordial um amplo programa de investimento para lidar com um número maior de aposentados no futuro, pois haverá menos força de trabalho à disposição. A fim de atenuar tal problemática, a educação, assim como a reforma previdenciária devem ser o foco.
Nos últimos anos, a Coreia do Sul superou esse problema. Isso porque tal governo investiu em educação de base ao assistir à queda de fecundidade da população. Assim, o envelhecimento foi acompanhado de um aumento na produtividade de todos, sem afetar a sociedade. De forma análoga, o Brasil poderia envelhecer sem ter prejuízos econômicos em decorrência disso, contanto que existam políticas baseadas nos princípios filosóficos do educador Paulo Freire, os quais incluem mais investimentos em jovens e adultos.
Por outro lado, deve-se atentar para a reforma da Previdência Social, visto que o INSS( Instituto Nacional de Seguro Social) apresentava um déficit da ordem de 150 bilhões de reais em 2016, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Apesar disso, as mudanças nas regras de aposentadoria não ocorreram ainda em consequência da impopularidade do ato. Entretanto, caso elas não aconteçam, corre-se o risco de inviabilizar o benefício aos idosos no futuro. De outro modo, os governantes poderão cortá-lo pela metade, a exemplo do que ocorreu na Argentina durante o governo de Cristina Kirchner.
Para evitar tal paradigma, cabe à sociedade, através do ativismo nas redes sociais e de manifestações urbanas, cobrar dos governantes uma reforma na Previdência em parceria com a sociedade- isso pode ser feito por meio de um plebiscito. Por sua vez, o Ministério da Educação(MEC), deveria incluir, em um de seus programas, o investimento na educação de base, assim como na Coreia do Sul, de modo que na base nacional curricular estejam incluídos os ensinamentos do pedagogo Paulo Freire. Por fim, é de suma importância o papel das instituições de ensino superior e da mídia no desenvolvimento de projetos que visem ao esclarecimento e à conscientização da população sobre o assunto. Decerto, pode-se realizá-los por intermédio de palestras e propagandas educativas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!