O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O livro "Todos contra Dante", conta a história de Dante que diariamente é hostilizado e perseguido por seus colegas devido a sua aparência e classe social. Fora da literatura, o bullying é uma realidade no Brasil. Com a utilização da internet como meio de discurso de ódio e a falta de empatia, é necessário que medidas sejam tomadas.
A princípio, é preciso destacar a utilização da internet como intermédio da pratica do bullying. O anonimato possibilitado pela internet favorece a ação do agressor, que por não ser identificado se sente impune e leva as agressões para fora do ciberespaço. Bom exemplo disso é a história de Dante, onde é criada uma comunidade com o intuito de insulta-lo, a situação sai fora do controle quando as agressões saem da internet e dirigem-se diretamente para a escola, onde os ofensores agridem Dante até a sua morte.
Ademais, é possível perceber a falta de empatia entre colegas de escola. O ofensor quando bate, humilha e ameaça não se deixa influenciar pelo que a vítima está sentindo. Carl Jung, fundador da psicologia analítica, já dizia "Onde acaba a empatia, têm início o poder, a violência e o terror". Dentro dessa lógica, nota-se que a falta de empatia é um dos motivos que alimentam as agressões e permitem que esse impasse esteja longe de ser resolvido.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se discutir o mau uso da internet e a falta de empatia como influenciadoras do bullying. Logo, é crucial que a grande mídia, invistam em propagandas para informar como o mau uso da internet pode ser devastador. O MEC em parceria com ONGs, devem disponibilizar palestras para informar os pais e alunos orientando uma forma saudável de utilizar a internet. Além disso, é importante que as instituições trabalhem o assunto dentro de sala de aula, através de debates, onde os alunos possam dialogar sobre problemas vivenciados, estimulando o desenvolvimento da empatia. Com essas medidas poderemos prevenir que tenhamos mais finais trágicos como de Dante.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!