O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É incontrovertível que o número de fumantes - tanto homens quanto mulheres e jovens - aumentam significativamente ano após ano no Brasil. Nesse sentido, não obstante, mediante fatores em âmbitos socioeconômicos, o tabagismo se faz presente no país - sendo um ato retrógrado, de caráter destrutivo e inercial a ser combatido.
Em primeira instância, é válido salientar a respeito das doenças que um fumante adquire ao consumir tabaco sob a forma de cigarro. Pelo fato da nicotina ser uma substância presente no tabaco e ter como uma das características a viciação, a mesma faz com que um indivíduo não consiga mais parar de fumar, e isso acaba desencadeando doenças como o câncer nos pulmões, infarto, complicações na gravidez, entre outras - pois o tabaco "destrói" o organismo humano -,sendo registrado cerca de 156 mil mortes por ano por causa dessas doenças. Na maioria das vezes, a população de baixa renda é a que mais sofre com a presença do tabagismo, pois o cigarro tende a ser mais acessível economicamente do que alimentos.
Outro aspecto a ser considerado, concerne à entrada precoce dos jovens ao mundo do tabagismo. Talvez por não terem tido uma formação adequada - tanto em casa como na escola - que os tornassem cidadãos de bem, estes indivíduos supostamente tentaram se acolher em lugares indevidos - como na Cracolândia, lugar onde milhões de jovens tem sua vida comprometida por causa de vícios. Com isso, nota-se a falta da escola como um meio social e da família dando apoio a estes indivíduos, pois de acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. A partir dessa perspectiva, medidas fazem-se necessárias para corrigir o impasse.
Conforme afirma Isaac Newton, um corpo tende a permanecer em repouso até que uma força atue sobre ele. Desse modo, a aplicação de força suficiente contra o percurso do tabagismo é imprescindível. Para isso, a família tem o dever primordial de estabelecer diálogos com o indivíduo desde sua formação, isso impediria que ele buscasse afeto em "locais indevidos" - como nas ruas. Ademais, o MEC(Ministério da Educação) deveria disponibilizar palestras em escolas de ensino Fundamental e Médio, sendo responsável por estas palestras, profissionais específicos, abordando a temática tabagismo, para conscientizar os alunos e mostrar que na maioria das vezes, o tabagismo só trás malefícios.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!