O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No ano de 2014, foi sancionada a lei do ''Marco Civil'' na internet, tal sanção que deu ao governo todo o histórico de pesquisas e sites acessados pelos indivíduos. A população descontente com essa medida, criou o debate nas redes sociais, ''Quão longe a liberdade de expressão pode chegar na web ?''
Primeiramente, tendo em vista a pesquisa feita pelo grupo ''Comunica que Muda'', se vê a crescente em casos de discursos de ódio na internet. Segundo tal, das 390 mil menções feitas a assuntos como -preconceito racial, ideologia política e sexualidade - 84% são de ímpeto negativo, seja por difamação ou intolerância a opinião do próximo. Ademais, algumas usuários confundem liberdade de expressão com discurso de ódio, fato evidenciado pela criação de páginas como ''Orgulho Hétero'', que difamava gays e lésbicas.
Outro ponto de imprescindível valia, são as medidas que vem sendo tomadas para o combate desses discursos. No ano de 2012, foi sancionada a lei ''Carolina Dieckmann'' que pune tanto crimes virtuais como difamação. Esse preceito vem tendo bons resultados, comprovado pelo caso ocorrido com a cantora/atriz Preta Gil, que foi vítima de racismo na internet e teve seus direitos acionados e, por conseguinte, correspondidos.
Colocados os pontos negativos e positivos respectivamente, vê-se que leis como a criada em 2012 são importantes no combate aos discursos preconceituosos e/ou racistas. O Ministério da Justiça juntamente com a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) devem ratificar o cumprimento das sanções já feitas, o Ministério da Educação também têm um papel fundamental no que tange a distribuição de cartazes e folders nas escolas. Outrossim, policiais/delegados necessitam de ministrar palestras sobre direitos e como agir em caso de ocorrência desses crimes.
Deste modo, gozaremos da liberdade de expressão em seu estado máximo, e o ''Marco Civil'' aproveitado de uma boa forma, trará uma visão extremamente positiva à massa.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!