O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil.


A chegada dos portugueses ao Brasil, ocasionou um choque cultural entre europeus e índios, pois eram duas realidades totalmente diferentes. Logo, o sentimento eurocêntrico foi imposto aos nativos, estabelecendo suas organizações como ideais, principalmente a constituição familiar. No entanto, ao longo dos anos a sociedade brasileira foi passando por várias modificações, que tornaram o conceito de família inadequado para a situação atual .
Em primeiro lugar, é válido ressaltar, que em 2016, o dicionário Houaiss buscou auxílio da população para a nova definição de família , ficando estabelecida como uma união afetiva de pessoas, que se relacionam solidariamente. Essa mudança está evidenciada de acordo com pesquisas realizadas pelo Censo de 2010, como : a diminuição da taxa de fecundidade, por conta da entrada da mulher no mercado de trabalho, aumento do número de divórcios, crescimento da quantidade de mulheres como chefe de família , etc. Esses fatores demonstram, à necessidade de adaptação à nova realidade brasileira.
É notável também, que a literatura retrata essas transformações desde séculos passados. Exemplo disso, está na obra de Manuel Antônio Almeida, em que Leonardinho, fruto de um "pisadela" e um "beliscão" é abandonado pelos pais e vai viver com o seu padrinho que o considera um filho. Ou seja, desde muito tempo a palavra família é sinônima de afeto, carinho e cuidado.
Fica claro, portanto, que o arranjo familiar passou por grandes mudanças ao longo dos anos, e é necessário a adaptação da sociedade e do Estado a esse novo conceito familiar. Logo, a solução viável é a união da escola com a mídia, a fim de criar palestras e debates para mostrar as transformações ocorridas durante toda a história até os dias atuais , como forma educativa e conscientizadora ao respeito. E por fim, a participação do Governo com a criação de emendas constitucionais, que garantam proteção e direitos à família contemporânea.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!