O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O papel da literatura na formação de valores da sociedade.

Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma e cada vez mais se perde o hábito da boa leitura e se transforma em superficialidades. A formação deficiente à leitura e com o uso tecnológico limita o livro e o professor (fisicamente). Quais os motivos que levam o hábito da pouca leitura? O verdadeiro analfabeto são os que aprendem a ler e não leem.
Somos todos feitos do que os outros nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente. Entretanto, há alguns paradoxos como o preço do livro. A revista Superinteressante comparou preços em uma de suas edições, na França um livro custa em média R$ 8,95, no Brasil, R$ 17,00. Outro porém, é a cultura condensada, substituem o livro, quando podem comprar ou por empréstimos nas poucas bibliotecas, por apostilas e resumos. A população habitua-se a ler apenas o que lhe parece essencial.
Por conseguinte, para que alunos sejam bem formados acadêmica e intelectualmente, uma peça não pode faltar: o professor. Ele estimula à leitura e a sua importância, porém quando esses professores não possuem boa formação ou prática de leitura bem firmada, os alunos não detectam que o livro pode ser divertido, refletindo em desânimo. A preguiça mental e uma consequente.
Dessa maneira, para usarmos o conhecimento de Lavoisier, e fazer com que o já existente e importante hábito da leitura não se perca, mas se transforme em bem permanente. Se livros são considerados caros, há maneiras de se diminuir o custo de produção dos mesmos com a utilização de papeis reciclados; ONGs devem se unir com as comunidades para edificarem bibliotecas públicas, por meio de doações de obras. As Universidades devem preparar mais os futuros professores para terem mais planejamentos pedagógicos como incentivos a leitura com rodas literárias, teatro sobre contos e histórias que despertem o interesse da criança. O poder do conhecimento não é pontual, limitado, e não se perde. É vitalício.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!