O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Globalização.
Século XXI e a extinção cultural.
A globalização é a integração, em nível mundial, das diferentes localidades através dos avanços promovidos no campo das comunicações e nos transportes. Assim sendo, esse fenômeno proporciona uma relação global em níveis econômicos, culturais, políticos e, consequentemente sociais. Visto que, esse processo trouxe diversos benefícios, porém conduziu consigo, também, malefícios.
Há diversas vantagens vinculadas à globalização. Uma delas é a diminuição das distâncias e do tempo, fenômeno que David Hanvey chamou de "compressão espaço tempo", dessa forma, assiste-se a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida em todo o mundo. Outro aspecto é a redução média dos valores dos produtos, através da maior integração política mundial, entre outros elementos, como a formação de blocos econômicos, muitos produtos torna-se baratos e também mais abundantes, sendo largamente difundidos em todo o planeta.
Porém, suas desvantagens também devem ser consideradas. Como por exemplo, a expansão das empresas multinacionais, levando a cultura de um país para outros. Desse modo, ocorre a aculturação, que é a fusão de culturas, entretanto, isso leva ao "esquecimento" de algumas culturas/línguas. Atualmente, encontra-se 7000 línguas e dialetos em todo o mundo, na última década desapareceram 100 línguas, outras 400 estão em situações críticas e 51 são faladas por uma única pessoa.
Dessa forma, medidas fazem-se necessárias. As escolas devem fazer teatros, apresentações e musicais, incentivando a propagação da cultura local. Como também, a mídia e as redes sociais devem fomentar campanhas e divulgar toda a cultura, para que tenha-se o conhecimento e o respeito a todas manifestações culturais. Todavia, o principal papel é do Governo, especificamente do Ministério da Cultura, que deve cuidar e ajudar para que não caiam em esquecimento. Sendo, assim, o Brasil continuará com as diversas manifestações, cada região sem menosprezar as demais, um Brasil com respeito à cultura.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!