O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O POSICIONAMENTO DA ONU FRENTE AOS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO.

Criada em 1945, período entre o Fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria a ONU ( Organização das Nações Unidas) nasceu com o intuito de promover a paz mundial, combater as desigualdades sociais além de garantir os direitos humanos. Contudo, sua estrutura antiga engessada além de não refletir a situação do mundo atual e acabar limitando a ação da mesma, diante dos conflitos observados, sobretudo no Oriente Médio, a legitimidade e o posicionamento das nações unidas têm sido questionadas na atualidade.
É de conhecimento geral que, desde a sua criação, o conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países - membros nos quais, apenas 5 tem poder decisório e, consequentemente, determinam ou não intervenções militares. São eles: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França. Isso significa dizer que o poder de veto está totalmente concentrado nas mãos destes países deste 1945, refletindo, desta forma, uma estrutura antiga e centralizada e a falta de representantes árabes, africanos e latino - americanos, por exemplo.
Consequência disso, nota - se que o poder de veto dos membros permanentes provocam longos impasses, uma vez que, os Estados Unidos apoiam os rebeldes sírios e a Rússia e a China, por interesses econômicos, apoiam o ditador Bashar Al Assad. Em meio a esse conflito torna -se impraticável garantir a paz. No entanto os conflitos no Oriente Médio, como por exemplo a guerra na Síria que já dura seis anos, ocasionando um contingente de cerca de 470 mil mortos, necessita de medidas que solucionem o impasse.
Fica claro, portanto, que a estrutura do conselho de segurança deve ser reformulada. A ampliação de países com poder de veto possibilitaria a redistribuição mais isonômica das decisões, bem como á inclusão de países emergentes como o Brasil, subdesenvolvidos como a África e representantes do Oriente Médio, para que, neste novo formato, a estrutura do Conselho de Segurança reflita o mundo atual e a ONU readquira sua credibilidade e volte a promover a paz mundial.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!