O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Constantemente, vê-se imagens e coloridas e chamativas na página inicial do Facebook, com dizeres como ?Silvio Santos morreu, veja aqui a matéria completa?, porém, muitas vezes essas notícias são falsas. Essa situação está cada vez mais comum nas redes sociais, notícias de todo tipo. Mas até onde pode chegar essas histórias? O que causa essa viralidade na internet?
O mundo está cada vez mais lotado de pessoas preocupadas com elas mesmas, que não se importam de causar discórdia, e nesse intuito propagam pseudoinformações, a custo de satisfazer seu ego ou de lucrar, pois, é de conhecimento geral o fato de que páginas no Facebook, sites e blogs podem lucrar muito através das propagandas que são veiculadas a elas.
Todavia, os leitores, em sua maioria com pouco senso crítico, não procuram saber a veracidade das informações recebidas, e acabam por compartilhá-las. Porém muitas vezes esses boatos tem fins trágicos, como no caso da dona de casa que foi espancada e acabou morrendo, fato acontecido no litoral de São Paulo, por causa de boatos sobre a pessoa dela, que viralizarou nas redes sociais.
Entretanto, medidas devem ser tomadas para controlar essa situação. O Ministério da Educação deve instituir programas de palestras e cursos, onde alunos e familiares de todas as idades devem participar, nesse projeto deve-se ensinar meios de detectar notícias falsas e incentivar a população a averiguar a procedência das notícias. Como disse Martin Luther King, toda hora é hora de se fazer o que é certo, sendo assim o Ministério da Cultura, juntamente com os meios de comunicação (emissoras de televisão, rádios e redes sociais) deve criar campanhas publicitárias que combatam a propagação das notícias falsas. Por fim, deve-se criar uma lei que obrigue os administradores das redes sociais e internet a punir os usuários que propaguem as notícias falsas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!