O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: OBESIDADE: PROBLEMA DE SAÚDE OU PROBLEMA SOCIAL?
No século XV, os índios brasileiros se alimentavam de forma saudável - a base de pesca e frutos - todavia, atualmente, o brasileiro consome comidas gordurosas, que causam sobrepeso. É possível afirmar que a obesidade traz malefícios, não só para a saúde, como também no âmbito social.
Em primeira análise, cabe pontuar que a obesidade é um problema de saúde vigente no Brasil. Comprova-se isso por meio de que o brasileiro é extremamente sedentário e apresenta hábitos alimentares ruins, pois o governo não incentiva a prática de exercícios e não disponibiliza nutricionistas para a população. Além disso, já dizia Platão: "O importante não é viver, mas viver bem". Dessa forma, vê-se que a taxa de adiposidade cresce, e com isso o aumento de doenças como aterosclerose e diabetes atingem cada vez mais a população, incapacitando o indivíduo de ter qualidade de vida.
Ademais, convém frisar que o sobrepeso é um problema social, pois as escolas não auxiliam seus alunos sobre esse tema. Uma prova disso está em que faltam debates e campanhas que incentivem os jovens a comerem alimentos saudáveis - verduras e frutas - e menos alimentos industrializados com alto teor de gordura saturada. Além disso, Immanuel Kant já dizia: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Diante disso, percebe-se que sem instrução popular, a sociedade civil fica alienada e acima do peso.
Logo, a obesidade prejudica o âmbito social e da saúde. É necessário que o Governo Federal, apoiado por ONG´s, amplie a divulgação de campanhas - por meio de propagandas televisivas em canais abertos - que incentive a população a fazer exercícios físicos, a fim de combater o sobrepeso e as doenças causadas por ele. Por outro lado, é essencial que o Ministério da Educação realize projetos que integrem os estudantes e famílias, expondo em feiras e palestras, hábitos alimentares saudáveis, a fim de que o brasileiro seja bem informado e possa diminuir o índice de adiposidade. Só assim, tratando causas e efeitos, o Brasil será um país mais saudável e socialmente desenvolvido.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!