O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


Desde a criação das primeiras prisões brasileiras, conhecidas como "Casas de correções", o Brasil se depara com diversas dificuldades para sustentar esse sistema prisional extremamente falho e problemático. Nesse sentido, podem ser mencionadas várias adversidades, tais como, a superlotação desses presídios e a não utilização de políticas de ressocialização, refletindo em efeitos negativos para a sociedade.

O Brasil, hoje, possui a quarta maior população carcerária do mundo, com aproximadamente 700 mil detentos. Porém, com capacidade para encarcerar apenas 370 mil pessoas. Essa superlotação nos presídios é resultante da ineficiência do poder judiciário, que além do grande contingente de prisões provisórias, insiste no uso do regime fechado mesmo quando há penas alternativas; juntamente com a "lei antidrogas", adotada em 2006, que faz com que muitos dependentes sejam presos, sem a efetiva necessidade.

Diante do problema de superlotação das cadeias, é praticamente impossível pensar em políticas de ressocialização de presos. Nesses ambientes, o crime organizado encontra espaço para se fortalecer e desenvolver suas atividades, principalmente porque, em muitos casos, não ocorre a separação adequada dos presidiários, possibilitando aos detentos participarem de outros tipos de crimes. Além do mais, essa situação faz com que a população fique receosa em relação à ex-presidiários, que enfrentam muitas dificuldades ao voltar para a sociedade.

Fica evidente, portanto, a necessidade de fazer alterações no como como funciona as políticas relacionadas ao sistema prisional brasileiro. Nesse contexto, o governo deve minimizar a expressividade de sua política antidrogas, com o intuito de diminuir a população carcerária, e investir na formação dentro dos presídios, para tornar o indivíduo apto a voltar para a sociedade com uma menor chance de reincidência. O próximo passo seria a conscientização da sociedade, recebendo o ex-detento de braços abertos, e oferecendo novas oportunidades de emprego para que possa reconstruir sua vida de modo honesto sem precisar voltar para o mundo do crime.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!