O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No século XVIII, Immanuel Kant já dizia que "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Apesar de ser uma afirmação antiga, ainda é aplicável na atualidade, em que os valores da sociedade estão cada vez menos empático devido à ausência do hábito de ler e por consequência disso acaba afetando o processo de humanização e relativização do indivíduo.

Segundo o filósofo Kant, o conhecimento que o indivíduo possui determina os seus valores éticos e morais. Em virtude disso, o fato de não haver um incentivo a leitura está deteriorando o processo de humanização que ocorre quando existe o hábito de ler. Como reflexo disso, muitos estereótipos vem sendo disseminados nas redes sociais e um dos principais motivos que faz este tipo de prática continuar é devido a pequena quantidade de livros lidos por seus praticantes.

Além do mais, a falta de incentivo a leitura contribuiu muito para situação atual. No entanto, este fato não é o causador do problema, e sim um potencializador, uma vez que o problema está no indivíduo que nunca foi ensinado a relativizar, ou seja, colocar-se no lugar do outro e tentar compreender o ponto de vista contrário.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, o Ministério da Educação deve promover palestras educativas ministradas por sociólogos em instituições públicas e privadas explicando os benefícios que o ato de relativizar pode trazer para uma população. Ademais, as emissoras de televisão por serem formadoras de opinião podem contribuir para uma mudança de pensamento abordando o tema em seus programas jornalísticos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!