O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Devido aos avanços na medicina, a expectativa de vida tende só a aumentar ao longo do tempo. No Brasil, o número de idosos é alto e com tendência a crescer ainda mais nos próximos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística(IBGE). No entanto, no que diz respeito ao bem-estar, o país não tem acompanhado o crescimento da terceira idade como necessidades físicas e sociais. Dessa forma, medidas são necessárias para amenizar esse problema.
Embora muitas vezes não seja demostrado, o idoso é visto e tratado em várias circunstâncias como peso morto pela sociedade. Os mais velhos carregam a imagem de inutilidade, pois frequentemente, apresentam limitações físicas e psicológicas. Além disso, acabam custando caro para a família e o Estado, já que não são mais capazes de produzir o tanto que precisam para consumir. E como o valor pago pela aposentadoria é baixo, e a saúde pública é de péssima qualidade, muitas vezes, os custos médicos são superiores aos recursos que as famílias detêm.
Ademais, os avanços tecnológicos não foram acompanhados por eles, e poucos tem paciência de inseri-los nesse "novo mundo''. Com isso, a terceira idade veem cada vez mais sendo excluída da vida moderna, e com mais dificuldade de se relacionar com as outras faixas etárias. Tal fato evidencia o quanto a sociedade atual é individualista e não se preocupa com o próximo. Dessa forma, o idoso em inúmeras circunstância é deixado a própria sorte.
Fica claro, portanto que a desvalorização do idoso precisa se combatida. Para que isso aconteça, devem ocorrer mudanças em diversos níveis sociais. Primeiramente, por parte do governo, que tem obrigação de oferecer condições de saúde, lazer e entretenimento. As escolas e a mídia também devem ser responsáveis por difundir valores positivos em relação à terceira idade, mostrando que, ao invés de ultrapassados, os idosos têm muita sabedoria e experiência para serem compartilhadas.Dessa forma, a interação entre todos os grupos etários ocorrerá cada vez mais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!