O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O papel da literatura na formação de valores da sociedade

Na história ficcional de Nárnia, um armário transporta os personagens para um mundo paralelo que foge à sua realidade. Assim é também o mundo da leitura, no qual o leitor adentra pelo simples ato de abrir um livro. A literatura possui fundamental papel na formação do indivíduo, apesar de tal função ainda não receber sua devida importância no Brasil.
A leitura é responsável por formar boa parte do senso crítico e proporcionar conhecimento de mundo ainda na infância. Isto se dá pelo fato do livro apresentar uma nova realidade ao leitor, induzindo-o a confrontar novas ideias e formar sua opinião. Prova disto é uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos da América, que concluiu que o cérebro humano desenvolve as principais habilidades até os 9 anos e a leitura possui grande influência em tal construção.
Entretanto, apesar de essencial, o papel da literatura é muitas vezes imposto aos estudantes de uma forma errada, causando distanciamento. Muitas escolas impõem livros de leitura difícil que, apesar de possuírem alto valor literário, não geram com facilidade identificação pessoal e paixão pelo ato de ler. Por conseguinte, poucos estudantes se sentem estimulados a concretizarem o hábito fora das salas.
Portanto, medidas fazem-se necessárias para fomentar o papel da leitura. Immanuel Kant disse que "o homem é aquilo que a educação faz dele". Assim, as escolas devem fazer parcerias com o MEC para facilitarem o acesso aos livros, possibilitando aos seus alunos lerem livros de seus interesses. Ainda, os governos municipais em parceria com a mídia devem promover projetos que agucem a curiosidade de ler no público carente, para que possam se tornar, cada vez mais, conhecedores de uma nova realidade
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!