O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os efeitos de uma sociedade de padrões estéticos.

Desde o final de 1991,com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, é notório observar em uma sociedade de consumo que "vende" modelos inatingíveis de perfeição, é natural que ocorram danos, físicos e psicológicos, aos nela inseridos.
Em primeiro lugar, nota-se que os danos físicos causados ao indivíduo que busca a perfeição podem provocar sérios problemas de saúde, uma vez que cirurgias e tratamentos estéticos, de forma desnecessária e constante, podem deixar vários danos físicos, além de poder levar o indivíduo ao óbito. Além disso, há os indivíduos que por não conseguirem seguir tal padrão, imposto pela sociedade, acabam sofrendo preconceito e isolamento por parte da sociedade.
Outrossim, é válido salientar que a busca pelo padrão estético pode acarretar em danos psicológicos ao indivíduo, uma vez que essas pessoas ao não conseguirem alcançar o padrão ideal inatingível podem desenvolver frustração,baixa autoestima, depressão e distúrbios alimentares, como, por exemplo, anorexia e bulimia, podendo colocar em risco a saúde do indivíduo.
Torna-se evidente, portanto, que a imposição de padrões estéticos na sociedade é um problema que precisa ser atenuado. Para isso, é necessário que Organizações não governamentais (ONGS) pressionem as grandes mídias para mudanças de padrões estéticos, tais mudanças podem ocorrer em novelas, filmes e seriados. Ademais, cabe ao âmbito escolar realizar palestras, com os alunos, a fim de mostrar os impactos negativos que a busca pela perfeição faz. Além disso, o âmbito familiar deve atuar de forma ativa conversando com seus filhos sobre tal problemática, a fim de evitar tais impactos na vida das crianças e adolescentes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!