O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Corrupção no contexto político brasileiro

A corrupção no Brasil tem se tornado um problema preocupante, visto que é uma forma de enriquecimento ou de beneficio pessoal. Diante disso, o que se observa é a deflagração no país de vários casos de políticos envolvidos com corrupção, que se utiliza de meios públicos para se favorecer. Nesse contexto, há também o fato cultural da sociedade que julgam quem comete atos desonestos, mas que sempre que podem trapaceiam com o famoso ?jeitinho brasileiro?.
A corrupção no Brasil é a pauta principal nos noticiários nacionais, não é atoa que ficou na 4° posição dos países mais corruptos de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e isso se deve as várias investigações que vem ocorrendo desde 2015 com a operação Lava Jato, que inicialmente investigou corrupções na Petrobras mais que no decorrer do processo descobriu uma imensa teia de políticos envolvidos que se beneficiavam com propinas, caixa dois e cargos políticos.
A desonestidade no país já se tornou cultural, pois as pessoas acreditam que agir em benefício próprio prejudicando outrem, como furar filas de bancos ou pagar suborno a um guarda de trânsito para que não seja multado não é ser corrupto, é ai que está o engano, que possui implicações para as futuras gerações, pois esses hábitos são vistos como comuns e são propagados para os demais jovens, o que gera uma sociedade com costumes tendenciosos a desonestidade.
De maneira parecida ocorre com os políticos no qual entram nesse mundo como forma de se beneficiar, ganhar poder e status, se utiliza do encantamento de discursos e promessas para ludibriar a população. Para Aristóteles o homem é um animal político, que necessita viver em sociedade e ser dotado de razão para comandar, sendo que o bem de todos deve estar acima do beneficio próprio, muito diferente do que ocorre atualmente no país, onde os políticos que são eleitos para representar a população não buscam melhorias para a sociedade e sim o que o cargo politico pode lhe proporcionar como forma de enriquecer. Ademais, a corrupção no país possui números elevados a certeza da impunidade, pois infelizmente os ricos são julgados diferentemente dos pobres.
Diante disso, é dever do Estado tentar fortalecer as estruturas políticas do país, mobilizando a sociedade a ter senso crítico quanto aos políticos no qual elegerão, a sociedade cabe pesquisar a vida e as propostas, afinal eles serão seus representantes; Aumentar a fiscalização e criar leis para que políticos ficha suja e que estão sendo investigados por processos de corrupção ou de qualquer origem criminosa não sejam permitidos se candidatar e nem assumir cargos políticos, assim como acabar com as delações premiadas, pois os mesmos devem ser julgados de forma mais rígida por agirem contra patrimônio da nação. A população em geral deve abandonar os velhos hábitos do jeitinho brasileiro para que maus costumes não sejam repassados aos descendentes, livrando assim o país dessa cultura de achar comum praticas desonesta.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!