O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A crise no sistema de saúde brasileiro é recorrente fazendo com que os cidadãos se automediquem não só por irresponsabilidade, mas pelo fácil acesso aos medicamentos e poupança de tempo em filas do SUS. Dessa forma, os efeitos dessa realidade apontam para a super-resistência de micro-organismos que amedrontam as pessoas e prometem prejudicar o bem estar dos seres vivos.

A principio, é essencial destacar que essa resistência incomum de micróbios é um fato derivado dos processos evolutivos. Para o neodarwinismo, a seleção natural tem papel fundamental na manutenção do fluxo gênico e permite que os indivíduos mais bem adaptados, devido a recombinação genica e mutações, mantenham-se vivos no ambiente. Isso ocorrendo com bactérias causa enorme dano à humanidade, tanto é que, de acordo com o "Review on Antimicrobial Resistance", mais de 350 mil pessoas já foram vitimas só na America Latina. Torna-se claro, nesse sentido, que
é necessário que essa seleção seja interrompida, uma vez que ela é artificial, isto é, realizada pelos humanos.

Além disso, é imprescindível entender que essa seleção ocorre pelo uso indiscriminado de antibióticos. Essa pratica aponta, a banalização da saúde, em que para tudo há um remédio, isso desde o descobrimento da penicilina no fim dos anos 1920. Sendo que ainda não se segue a prescrição medica levando em conta o tempo e a quantidade suficiente. Assim, as intoxicações e a seleção de bactérias são frequentes, trazendo a tona esse problema de saúde publica.

Fica claro, portanto, que os resultados de todo esse processo estão agregados a um conjunto de fatores. Cabe, dessa forma, ao Ministério da Saúde (MS) e à Anvisa, fiscalizar a distribuição de medicamentos e disseminando a informação e afirmando a necessidade de seguir a prescrição indicada para que não haja abuso nem carência. É viável à OMS e ao MS, reafirmar o compartilhamento de informações verídicas desmitificando o senso comum sobre os medicamentos indicados entre leigos buscando sempre um profissional adequado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!