O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Igualdade de gêneros em discussão no século XXI
TÍTULO: Discussão contemporânea: as vertentes da desigualdade

A personagem Hannah Baker, da série "Os 13 porquês", proferiu a seguinte frase: "tudo afeta tudo." Esta, aplica-se à atual discussão sobre a desigualdade de gênero, haja vista a pluralidade de causas referentes a esta crescente realidade. Ademais, deve-se analisar a problemática também pela perspectiva social do machismo brasileiro.
Segundo o fórum Econômico Mundial, a desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil é alarmante. Nesse ínterim surgem os movimentos feministas, que fomentados por pesquisas deste cunho, ampliaram o debate sobre a disparidade de gêneros das últimas décadas.
Além disso, partindo do princípio marxista de que o homem é produto de seu meio, é possível associar tal iniquidade ao histórico-cultural brasileiro. Ora por meio do patriarcalismo tradicional (implantado no Brasil em 1500 com a colonização), ora com os modernos mecanismos de exclusão da mulher, como o estereótipo da fragilidade feminina, a organização social corrobora a questão da desigualdade mencionada.
Em virtude dos fatos supracitados, faz-se necessário que o poder legislativo elabore uma emenda constitucional que reforce o direito à isonomia salarial entre os gêneros, a fim de cumprir com a constituição vigente em prol do bem-estar social. Some-se a isso, uma revitalização dos direitos humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas), adotando tal equidade como sendo um direito a todos os indivíduos que vivem em sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!