O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os dois lados da internet
Uma das maiores e mais significantes consequências da globalização foi o avanço e expansão da tecnologia, e por conseguinte a internet. Estudos recentes mostram que os brasileiros passam cerca de 20% de seu tempo usufruindo das redes sociais e mais tempo conectados à internet do que assistindo à TV, por exemplo. Isso indica que os hábitos estão mudando e a internet ocupando gradativamente seu espaço na vida das pessoas.
Todavia, o uso desses meios tecnológicos pode acarretar em sérios problemas quando não usado de forma correta. É preciso ter moderação e saber usá-los de forma consciente para que o indivíduo não tenha sua vida exacerbadamente exposta e que isso não venha a prejudicá-lo. É comum, por exemplo, alguns internautas usarem as redes sociais como um meio para exibirem seus estilos de vida e relacionamentos. Porém, nem sempre o que é exposto traduz a realidade vivida por aquela pessoa, isso faz com que as redes sociais sejam muitas vezes uma farsa, onde se publica somente o que lhe é agradável e o que lhe convém, podendo desenvolver problemas psicológicos posteriormente.
O mundo virtual, assim como a vida real, é um ambiente social, onde os indivíduos relacionam-se entre si, se interagem e, principalmente, disseminam ideias, que consequentemente geram discussões. Esses debates, porém, podem ser tanto de forma amigável, como desafável, o que induz a conflitos ofensivos, fazendo com que crie-se rancor de ambas partes, e por motivos na maiorias das vezes supérfluos. Nesse mesmo sentido, surgem os denominados "haters", perfis especificadamente criados com a intenção de difundir o bullying virtual, através de criticas e ataques aos perfis de outros internautas, expondo-os de forma vergonhosa. Esses ataques acontecem não raramente com celebridades/pessoas públicas, que são principais alvo de críticas e preconceitos nas redes sociais como, por exemplo, a atriz Taís Araújo que foi alvo de ataques racistas em sua página no Facebook em 2015.
Destarte, é imprescindível a atenção governamental aos problemas oriundos dos meios tecnológicos, através de projetos de conscientização por meio de campanhas que orientem os indivíduos a usufruírem da internet de forma correta. Cabe às mídias a função de difundirem através de propagandas e mini-séries o lado bom e o ruim do uso da internet, e como o cyberbullying pode interferir de maneira negativa na vida de uma pessoa. Além do mais, a sociedade ao todo deve estar atenta ao mal que a exposição excessiva de suas vidas pode acarretar, tendo a consciência de que a internet, assim como a vida real é um ambiente sociável, e aquilo que não se fala em público, também não deve ser exposto no mundo virtual. Dessa forma, o Brasil poderá ser um país onde os cidadãos saibam seus limites no que se refere aos meios tecnológicos, e usem-os apenas para aquilo que lhes tragam um retorno positivo e agradável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!