O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?
EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, OS DESASTRES AMBIENTAIS JÁ COMEÇAVAM A APARECER A PARTIR DE 1530 COM A EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL EM TODO O LITORAL DO PAÍS. PORÉM, ESSE FENÔMENO NÃO FICOU APENAS NO SÉCULO XVI, ESSE, ATUALMENTE GERA CATÁSTROFES COM A ERA PÓS-INDUSTRIAL, UMA VEZ QUE OCORRE NÃO SÓ PELA UTILIZAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA VINDA DA NATUREZA, COMO TAMBÉM POR NEGLIGÊNCIAS DAS EMPRESAS NA PARTE DE FISCALIZAÇÕES.
NESSA PERSPECTIVA, O INDIVÍDUO VISA O LUCRO E ESQUECE A NATUREZA, CAUSANDO GRANDES IMPACTOS AMBIENTAIS. JÁ DIZIA PAUL WATSON, ?A INTELIGÊNCIA É A HABILIDADE DAS ESPÉCIES PARA VIVER EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE?, CONTUDO, O QUE OCORRE É O INVERSO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. DESMATAMENTO, QUEIMADAS SÃO EXEMPLOS TANTO DE DESTRUIÇÃO DA FAUNA E FLORA DE UMA DETERMINADA LOCALIDADE, QUANTO AGRAVAMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL COM A DIMINUIÇÃO DO SEQUESTRO DE CARBONO E AUMENTO DE EMISSÃO DE GASES ESTUFA À ATMOSFERA.
ALÉM DA EXTRAÇÃO E NÃO PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS CATÁSTROFES CAUSAM DANOS NÃO SÓ PARA A NATUREZA, COMO TAMBÉM PARA AS PESSOAS QUE SÃO ?SURPREENDIDAS?. EM NOVEMBRO DE 2015, O ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DE FUNDÃO, LOCALIZADA EM MARIANA, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, LEVOU PROBLEMAS AMBIENTAIS PRINCIPALMENTE PARA AS VIDAS MARINHAS, NO QUAL PERDERAM SEU HABITAT QUE ADQUIRIU REJEITOS DE MINÉRIO POR TODO O VALE DO RIO DOCE E ATÉ OUTRAS REGIÕES DA PROXIMIDADE. CONTUDO, A POPULAÇÃO SUSPEITAVA DE UM POSSÍVEL DESASTRE, PORÉM, POR FALTA DE FISCALIZAÇÕES, A TRAGÉDIA FUNDAMENTOU EM DIVERSAS MORADIAS E VIDAS PERDIDAS QUE ALI VIVIAM.
PORTANTO, TORNA-SE EVIDENTE QUE, PARA AMENIZAR A PREOCUPAÇÃO DO HOMEM COM O LUCRO TIRADO DA NATUREZA, É IMPORTANTE QUE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) JUNTO AOS RECURSOS MIDIÁTICOS CRIEM E DIVULGUEM PROPAGANDAS EM REDES DE TELEVISÕES E SOCIAIS, COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR O INDIVÍDUO A MUDAR DE HÁBITO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, EVIDENCIANDO PRINCIPALMENTE AS CONSEQUÊNCIAS QUE PODEM ACONTECER. TALVEZ ASSIM, POSSAMOS VER MAIS PRUDENCIA E MENOS DESASTRES COMO OS INICIADOS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!