O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Uma política ineficaz, corrupta e voltada para o acúmulo de capital, assim se concebe o cenário político brasileiro. A falência múltipla dos órgãos governamentais no Brasil contemporâneo se deve ao triste histórico das falhas político-administrativas no país. Essas falhas tomaram maior proporção na mídia ao atingir o sistema de previdência, uma vez que, projetos de emendas foram estabelecidos sem levar em conta outras possibilidades de resolução da crise.

É fato que o país enfrenta um deficit nos cofres da previdência, entretanto, cortar gastos violando o direito civil do acesso à previdência não é uma forma viável de sanar o rombo na economia. As propostas estabelecidas pelo governo levam em consideração apenas aspectos matemáticos, deixando de lado a realidade de que o país se encontra em um período denominado bônus demográfico, onde as políticas sociais estabelecidas podem gerar diversas mudanças no futuro da economia.

A crise da previdência não é um acontecimento exclusivo do Brasil, diversos países como França, Grécia e Alemanha também enfrentaram reformas na política previdenciária. O Estado brasileiro para evitar o colapso do sistema previdenciário, pode fazer uso do benefício de estar na janela de oportunidade para mudar os hábitos da população, no intuito de manter a estabilidade da economia.

Uma vez que a instituição previdenciária apresenta sinais de falência, é preciso de ações orientadas para solucionar essa crise. Inicialmente, é necessário que o Estado direcione parte dos imposto federais arrecadados das empresas para investir na educação e formação dos jovens, no objetivo de formar uma nova população economicamente ativa com salários maiores, aumentando assim a contribuição para a previdência. Em contrapartida, é preciso que haja uma conscientização política da comunidade no que diz respeito à mudança de hábitos, no intuito de adequar o estilo de vida à economia vigente, evitando assim o colapso da previdência.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!