O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O "jeitinho brasileiro" em discussão no século XXI
As atitudes ilícitas realizada cotidianamente pelos brasileiros, ou ainda chamada de "jeitinho brasileiro" consiste em práticas que burlem as leis, por exemplo, estacionar em vaga de idoso, sonegar imposto de renda, comprar carteira de habilitação ou até diploma escolar. Embora, atos assim sejam vistos por muitas pessoas como normais, na verdade é assim que se dá início a corrupção.
Muitos estudiosos afirmam que essa forma de agir veio, principalmente, da colonização portuguesa e se adentrou na cultura brasileira ao longo do tempo. Desta forma, a imagem de um Brasil com pessoas antiéticas e cheias de malandragem foi sendo pintada e levada para fora criando uma visão, muitas vezes, negativa sobre os brasileiros.
Assim, as consequências começaram a aparecer, como no cenário político e econômico atual, que faz um relato sobre o quão grande é esse problema. O uso discriminado da lei de Gerson, que se resume em levar vantagens nas diversas situações, como fraudes na previdência, e superfaturamento de obras publicas, colocou o país em estado de crise. Mas, o que muitas pessoas não aceitam é que a cultura de se corromper é muito presente na sociedade, bastante difundida e começa nos pequenos atos.
Diante do exposto, se faz necessário a ação midiática através de ficções ou campanhas, que transmitam para a sociedade brasileira as consequências do uso do "jeitinho brasileiro", para que assim, os indivíduos possam refletir e se atentar aos problemas que essas atitudes trazem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!