O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: a função social do jornalismo

Inclusão social

Praticidade de levar o conhecimento a lugares distantes. Ascensão de outros meios de comunicação. Auxílio no desenvolvimento cognitivo. Tais fatores colaboram para que haja uma maior heterogeneidade quanto ao público receptor de notícias diárias, uma vez que, em razão da Globalização, fez-se possível atender a uma maior quantidade de pessoas, o que culmina em inclusão social.

Em virtude da necessidade de comunicação, o homem criou métodos, através de desenhos e escritas, que possibilitavam a integração social sem que houvessem redes telefônicas. Nesse interim, a tecnologia foi aperfeiçoada e o processo de levar informação aos que residem em regiões distantes do cenário urbano, tornou-se acessível através de aparelhos digitais. Desse modo, o jornalismo se faz essencial no que tange a disseminação de conhecimentos acerca dos acontecimentos no país e no mundo.

De acordo com Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. A partir disso, faz-se possível perceber a necessidade do incentivo à leitura diária, pois esta aumenta a criticidade do receptor. Os jornais e as demais formas de conhecimento são fontes de acesso a verdade, no entanto, muitos desses canais de informação manipulam o povo através de discursos demagógicos e, com isso, contribuem para que haja alienação em massa.

O jornalismo e o aprimoramento tecnológico se dão como alternativas essenciais para que haja a disseminação de conhecimento, todavia, a população deve se atentar para que não seja vítima de falácias e, com isso, se torne massa de manobra. A fim de perpetuar o acesso a notícias verdadeiras a sociedade deve acessar diversas fontes de notícias para que sua criticidade seja apurada. Além disso, é imprescindível que as escolas ensinem os alunos a praticarem debates acerca das notícias pois, consequentemente, haverá o desenvolvimento de cidadãos pensantes. Desse modo, será mitigado a problemática de alienação e a função social do jornalismo, de levar conhecimento verdadeiro à sociedade, será realizada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!