O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em países desenvolvidos, como o Estados Unidos, há o costume de se investir em educação, inclusive, o ex-presidente norte americano, Barack Obama, fez questão de implantar internet em todas as escolas públicas do país, já no Brasil a instalação de tecnologia na educação enfrenta muitos desafios, principalmente, em relação ao apoio do Estado. Assim, inúmeras formas de aprendizados são desperdiçada por ausência de modernização nas instituições e de qualificação de professores. Desse modo, faz-se necessário refletir e avaliar os efeitos de tais atos na sociedade contemporânea.

A princípio, é válido ter em mente as escolas urbanas e rurais, levando em consideração a precariedade da internet brasileira. Com isso, pode-se compreender que as áreas do centro possuem melhor qualidade de rede do que as demais. Prova disso, são os dados do Censo Escolar de 2014, em que 86% dos colégios urbanizados possuem internet, enquanto 16% das organizações rurais possuem a mesma. E, é interessante destacar que há projetos do governo para esse fim, como a Banda Larga nas escolas, mas, como visto não atende a todos.

Outrossim, é a falta de capacitação dos professores, tendo consciência que mais de 50% das escolas têm multimídia, TV e DVD. No entanto, muitos profissionais não sabem utilizar tais aparelhos para fins pedagógicos, como passar um vídeo, uma imagem ou até mesmo dar uma aula em power point. Dessa forma, os alunos que estão conectados na web fora de sala, quando esbarram com a ausência de modernização dos educadores, se sentem desmotivados a aprender e algumas vezes, até julgam as aulas como ruins.

Portanto, é evidente que a tecnologia na educação não é democratizada no Brasil, revelando a necessidade de mudança. Por isso, o governo em parceria com instituições privadas, podem instalar internet de qualidade em todas as escolas brasileiras, a fim de melhor o ensino no país. Além disso, as escolas devem oferecer cursos com profissionais da área de informática para os professores, com o objetivo de tais aprender utilizar os eletrônicos que possuem nos colégios. E os alunos, podem levar seus próprios aparelhos para a sala, com a intenção de usá-los para fins educativos, como ler um texto ou fazer uma pesquisa. Assim, a médio prazo a situação do país estará melhor em relação a educação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!