O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

tema: impactos ambientais do consumo no séc XXI
Sociedades primitivas, esse é nome dado às comunidades que possuem uma relação harmônica com o meio ambiente, ou seja, usam apenas o necessário para sobreviver. Entretanto, hodiernamente percebe-se a inversão dessa atitude, prevalecendo a relação desarmônica, nas quais os prejudicados são a fauna e flora existentes. Essa mudança de mentalidade ocorreu principalmente após a Revolução Industrial, no qual, o valor do dinheiro passou a ser mais importante que a natureza.
Em um primeiro aspecto, deve-se notar a obsolescência programada. Grandes empresas, principalmente as que produzem eletrodomésticos, já os fazem com prazo de validade. Desta forma, quando os aparelhos dão algum defeito, se torna mais viável comprar um novo, pois já há inúmeros novos lançamentos no mercado e o seu atual já está fora de linha. Esse descarte frequente acarreta problemas ambientais, pois a população não os coloca em lugares apropriados e acabam entrando na cadeia alimentar, adoecendo animais e os homens.
Em um segundo momento, é premente notar as consequências para a natureza. A busca excessiva pelo ?ouro preto? pode destruir ecossistemas como é o caso do derramamento de petróleo. Além disso, o desejo de maiores lucros e consequentemente o aumento da taxa de consumo promove a não preocupação com o meio ambiente. É o caso da barragem de Mariana, que ganhou destaque nacional, por poluir grandes áreas. Assim, é evidente que o desejo humano ultrapassa o cuidado com a natureza.
O conceito de relação desarmônica portanto se aplica bem a forma que o homem trata a natureza. Para reverter essa situação é preciso que as prefeituras devem promover um descarte adequado para cada tipo de lixo, através de coleta seletiva e locais para reciclagem. Além disso, as empresas podem contribuir oferecendo descontos em novos aparelhos quando recebe o produto antigo do cliente. É importante, também, a conscientização da população através de palestras nas escolas sobre o consumismo excessivo e suas consequências ao meio ambiente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!