O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A pena de morte: contra ou a favor?
A pena de morte conhecida também como pena capital teve sua origem na antiga Grécia em 1750 a.c, na qual o código Draconiano e Hamurabi decretaram que a punição aos indivíduos que cometiam crimes era a pena de morte. Este método utilizado como condenação, é feito a partir de decisões humanas, que pode ser passível de erro, provocando a morte de um possível inocente. No entanto o principal argumento pelo fim da pena de morte é fato de simplesmente não funcionar.
A pena de morte é a mais cruel, desumana e degradante forma de punição. Este tipo de condenação viola um dos principais direitos previstos na declaração universal de direitos humanos: a vida. Outro fator que pesa contra a pena de morte é o valor econômico, de acordo com estudos mais recentes feito no estado americano do Kansas em 2003, revelou que o custo de uma sentença de morte era de até 70% mais caro que uma condenação ao cárcere.
A sentença de morte é irreversível, ao contrario de outros tipos de punição, como a prisão perpétua. Os erros judiciais ou de investigação acontecem, na obra cinematográfica ?The life of David Gale? que retrata a vida de um professor e ativista contra a pena de morte, que após o assassinato de uma colega, é injustamente acusado e condenado a morte, evidência que este tipo de sentença muitas vezes é ineficaz.
Por tanto, fica claro que a pena de morte não é o caminho mais apropriado para a punição e que como conseqüência, são anualmente executados vários inocentes. Cabe aos governos promoverem a erradicação da pobreza no mundo, propiciando oportunidades iguais para todos. Há também as medidas preventivas que devem ser tomadas desde a formação da criança, por meio das escolas em parcerias com as ONGs sobre a conscientização do perigo da criminalidade. Só assim a frase do filósofo e matemático Pitágoras terá fundamento ?educai as crianças e não será preciso punir os homens?
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!