O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.


No século XXI, a difusão da internet no estado brasileiro aumentou a comunicação nacional, de forma que possibilitou interações virtuais entre os usuários. Desse modo é notório como expressões usadas em diálogos carece de atributos éticos e morais, pois sem esses requezitos não diferenciam-se do discurso de ódio que é caracterizado como afirmações que inferiorize outras pessoas. Além disso, dois aspectos fazem-se relevantes: uso correto da linguagem em consonância com o respeito mútuo.
A internet oferece grande conexão social, sendo frequente ver na mídia denúncias de comentários racistas e xenofóbicos feitos em postagens virtuais. Outrossim, são os usos do vocabulários informais em postagens que possuem aspectos do discurso de ódio, que refletem o pequeno indicio de educação. Segundo pesquisadores do IPM(Instituto Paulo Montenegro), 42% dos brasileiros são analfabetos funcionais, fato que confirma o problema educacional do país e por conseguinte propagou-se para o campo virtual, desenvolvendo assim indivíduos que não possuem o conhecimento de expressões adequadas para demonstrar a sua subjetividade.
Segundo os sociólogos funcionalistas, nossa sociedade é um organismo vivo em que todas os componentes devem trabalhar para um bem-estar coletivo. Portanto a falta do respeito e empatia ao próximo corroboram para a criação de problemas sociais como exemplo o preconceito e bullying e assim comprometem a harmônia coletiva, sendo que à proporção em que a família possuir um diálogo aberto com os filhos e livre de extremismos ideológicos os indivíduos possuíram menor aspectos radicais.
Diante dos questionamentos sobre a liberdade de expressão, é evidente que os limites são ultrapassados devido a falta de educação de uma parcela da população, mostrando o problema educacional do país. Segundo o político e ativista Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo, sendo assim a escola deve difundir atividades lúdicas para demonstrar a maneira correta de dialogar e de manter o civismo, em paralelo com o incentivo de ongs por meio das redes sociais para que jovens e adultos comecem a usar plataformas educacionais online como exemplo a Hora do Enem fornecida pelo governo federal, com o intuito de ampliar o conhecimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!