O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A adolescência é um período complicado para os pais, como também para os próprios. Por ser uma fase de grandes mudanças físicas e comportamental, erros por falta de orientação de sexual são comuns. Tornando assim, o risco de gravides não planejada e contaminação por doenças sexualmente transmissível acentuado.
Os jovens estão começando a vida sexual cada vez mais cedo, sendo essa uma situação preocupante, pois ainda não possuem um senso crítico bem definido. Com a puberdade o desejo e a curiosidade sobre o sexo se desperta, existe um excesso de estimulo através da mídia e dos colegas, ocasionando assim a banalização do corpo e exposição exagerada. Dessa forma, fotos e vídeos íntimos vazam na internet causando danos muitas das vezes irreversíveis que prejudicam a vida adulta ou até mesmo levam adolescentes ao suicídio.
É oportuno lembrar que o jovem tem muita informação sobre o sexo, mas é preciso ajuda-los a compreender e agir com consciência. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, 5 em cada 10 jovens de 15 e 19 anos sabem que usar camisinha é a melhor forma de evitar HIV, mas mesmo assim, 6 em cada 10 destes adolescentes não usaram preservativo nas suas ralações sexuais. A consequência disso esta exposta no boletim epidemiológico de 2016, em que a taxa do vírus naqueles de 15 a 19 anos aumentaram de 2006 para 2015, sendo entre os homens de 2,4% para 6,9% e entre as mulheres de 3,6 para 4,1% a cada 100 mil habitantes.
Sendo assim, o nível de atenção para a juventude deve ser aumentado e as informações devem ser detalhadas sobre todos os aspectos e perigos de uma vida sexual. Dessa forma, os pais devem se mostrar mais prestativos nessa fase, tendo em vista que a formação critica mais relevante é formada no berço familiar. Além disso, o governo aliado com a mídia podem criar campanhas que informe os riscos da exposição exagerada e do sexo sem camisinha, para que assim os jovens possam usufruir de uma ida sexual saudável e segura.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!