O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Estratégias de preservação do patrimônio histórico-cultural brasileiro

Título: A conscientização para a preservação do Patrimônio Cultural

Em cada igreja colonial de Goias, em cada janela barroca de Minas Gerais, em cada curva modernista de Brasília, os bens tombados, que preservam a memória histórico-cultural brasileira, ainda teimam em se projetar para o futuro. Porém, para resguardar essas identidades, há custos que poderiam ser reduzidos com a conscientização popular, tanto sobre como preservá-los, como também do conhecimento das entidades públicas responsáveis.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, é o órgão responsável pela preservação desses bens e, de acordo com a presidente da entidade estatal, Jurema Machado, que foi citada no áudio que levou à prisão de Delcídio do Amaral, não existe uma receita pronta para a preservação do acervo histórico, pois cada um possui uma necessidade única e o melhor método para ajudar a resguardar-lhos é simplesmente usá-los.

Sendo assim, existem meios de preservação que podem ser efetuados de forma privada, como a posse de um determinado monumento histórico onde o proprietário continua com a obrigação de preservá-lo, segundo o decreto-lei nº 25. Deste modo, é improvável que transformá-lo em propriedade privada venha a causar algum conflito, muito pelo contrário, isso reduz os gastos do órgão estatal, cujo orçamento vem sofrendo quedas e desvios constantes com suspeitas de corrupção, o que já é de se esperar de entidades estatais de um governo corrupto.

Portanto, fica bem claro que o dinheiro público arrecadado por esses órgãos não é administrado corretamente, sendo necessária a conscientização da população para cobrar eficácia dessas instituições, reduzindo cargos desnecessários, demitindo funcionários incompetentes e corruptos, para que a história cultural brasileira não seja destruída pela ganância política.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!