O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O "jeitinho brasileiro" em discussão no século XXI

O que é ética? É o conjunto de regras e valores morais de um individuo, de um grupo social ou de uma sociedade. No entanto, muitos brasileiros faz jus a Lei de Gérson, um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, alcançando benefícios próprios, sem se importar om questões éticas ou morais. É preciso praticar o ?jeitinho brasileiro? de forma benéfica.
A violação das convenções sociais, além de configurar um desvio de conduta, está na contramão dos ideais igualitários desejados por todos. Em um momento em que casos de corrupção envolvendo o governo ganham espaços na mídia, faz-se necessária uma análise também das nossas condutas diária, uma vez que o ?jeitinho brasileiro? significa esperteza do povo, de caráter duvidoso. Essa representação ultrapassou fronteiras e chegou aos estúdios Disney, como a criação do famoso Zé Carioca. Dessa forma, a famosa ?esperteza? contribui assim, para perpetuar uma imagem pejorativa que precisa ser apagada.
Porém, dentre tais pontos negativos, há seus lados favoráveis. No livro ?dando um jeitinho no jeitinho?, de Lourenço Stelio, relata três pontos positivos: a criatividade, a função solidária e o lado conciliador. Usando esses artifícios como forma versátil de resolver problemas, riquezas de solução e genialidade, é, de fato, benéfica. Mesmo assim, há quem diga que o Brasil é um caso sem solução sob suas condutas, entretanto, não é só nesse país. Dan Ariely, professor de psicologia americana, diz que as pessoas tem a mesma propensão de serem desonestas, porém o que muda entre um país e outro é o sistema de leis e incentivos a desonestidade que, nesse caso, não é o incentivo que as autoridades maiores estão fazendo atualmente.
Portanto, fica claro, que a cultura negativa do ?jeitinho brasileiro? deve ser combatida. Investir na educação ? sobretudo das crianças ? é o melhor caminho para mudar essa mentalidade, e a escola tem papel fundamental nesse processo junto com a parceria de ONGs educativas; é primordial que haja, por parte do governo, fazer valer as leis com maior rigor e punição aos que praticam atos ilícitos; a família deve propagar junto com a mídia televisiva valores como respeito e a honestidade, causando reflexão de que uma sociedade justa somente é possível por meio de comportamentos éticos. Vantagem? Só se for para todos!
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!