O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : Desconstrução da família.

Referente à desconstrução da família brasileira, podemos afirmar certamente que a deformação familiar pelo consumo de álcool por parentes é observável, tendo em vista não só as confusões mas também a saída de casa cada vez mais cedo de filhos com pais que consomem excessivamente bebidas alcoólicas.
No século XVI, o Brasil vivia a época dos canaviais, no qual o açúcar foi introduzido com o objetivo de colonizar o novo mundo. A cachaça, bebida de caráter alcoólica produzida através da cana-de-açúcar, era consumida por escravos e homens livres. Sendo assim, as confusões entre os trabalhadores da mesma família envolvidas no plantation eram agravadas pelo excesso de álcool no organismo dos utentes. Por analogia, hoje, o uso desse tipo de bebida - assim como no período pré-colonial - é um dos principais fatores de desordens provocadas no ambiente familiar, como brigas e discursões.
Convém ainda ressaltarmos que, devido ao comportamento irresponsável de pais usuários, hodiernamente, o fluxo de filhos que saem de casa tende a aumentar segundo o portal G1. Essa situação acontece quando o jovem assume q responsabilidade do pai em conduzir a economia da família e a educação de seus irmãos. A saída de casa ocorre quando o alcoolismo passa dos limites sociáveis, como comportamentos violentos, sendo assim, a alternativa de sair de seu lar é aceitável por muitos adolescentes.
O consumo de álcool por pais no nordeste brasileiro é, portanto, um dos precursores da desnaturação das famílias do Brasil. Com tudo, o Estado em consonância com a publicidade, poderiam promover campanhas de concientização, como propagandas em outdoors, mostrando a realidade desse tipo de família. A mídia por sua vez, deveria usar as redes sociais como Facebook e Instagram para anúncios motivadores com situações de filhos com pais alcoolatras que, com a educação e trabalho, superaram o problema, para a estimulação do pensamento autônomo sobre o descaso. A escola também poderia promover palestras dedicadas em mostrar aos jovens que o consumo excessivo de álcool pode acarretar sérios danos familiares. Afinal, como dizia Emmuel kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!