O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

?Jeitinho brasileiro?: causas e sintomas

A corrução é um problema endêmico no Brasil. Não só na política, mas também nos pequenos atos e detalhes do dia a dia pode-se ver que nos orgulhamos muitas vezes de comportamentos que ferem os princípios morais e éticos. Dessa forma, o "jeitinho brasileiro" se refere não só a habilidade criativa para a resolução de problemas, mas também a atitudes corruptas para obter benefícios pessoais.
É importante destacar que existe uma desvalorização do ato de refletir. Isso acontece porque falta bagagem cultural e preparo da sociedade como um todo. Existe também um comodismo e sensação de falta de tempo, que faz com que os indivíduos busquem respostas imediatas. Nesse contexto, as pessoas acabam tento um censo crítico pouco desenvolvido, o que leva a pequenas atitudes corruptas, naturalizadas socialmente, sem que tenham consciência disso.
Por outro lado, a grande corrupção na política brasileira acaba servindo de justificativa para os pequenos atos corruptos do cotidiano. Muitas pessoas não veem problema furar fila, comprar diplomas, colar nas provas ou usar ?gato net?, visto que os políticos roubam do povo e quase sempre saem impunes. Somado a isso, os incontáveis processos burocráticos e os altos custos de vida acabam desanimando os cidadãos e colocando o ?jeitinho brasileiro? como a melhor opção.
Nessa perspectiva, a corrupção está banalizada e enraizada no Brasil através da cultura do ?jeitinho brasileiro?. Para reverter esse quadro o governo deve incentivar um processo educativo, não só nas escolas, mas também em espaços públicos e empresariais, através de aulas, palestras e propagandas que forneçam conteúdo para ampliar o censo crítico. Além disso a sociedade deve pressionar o judiciário para julgar e caçar esquemas e políticos corruptos, aplicando punições mais justas e coerentes. A partir dessas medidas seria possível minimizar a endemia da corrupção, buscando uma sociedade brasileira mais ética, consciente e justa.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!