O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A questão do aumento dos casos de suicídio
Durante a idade antiga a questão do suicídio já era abordado na sociedade, principalmente em obras literárias como Romeu e Julieta de Shakespeare. Dessa forma, o suicídio foi se propagando até chegar nos dias atuais, onde os casos de suicídio vem aumentando consideravelmente. No Brasil, por exemplo, ocorreu um aumento de 30% nos últimos 25 anos. Com isso, o suicídio é um problema de saúde pública, no qual não há um lugar onde as pessoas possam se reconhecer e se definir como sujeito.
Conforme Durkheim, a causa para todos os tipos de suicídio são sociais. A partir disso, por trás de um comportamento suicida, há uma combinação de fatores socioculturais que embaralhados culminam uma manifestação exarcebada contra si mesmo. Principalmente com a propagação das redes sociais a publicação de correntes de suicídio se tornou frequente e muitos jovens, principalmente, abalados psicologicamente acabam tirando suas próprias vidas.
É inubitável que a redução dos casos de suicídio está longe de ser solucionada. Logo que, a participação dos pais na vida dos filhos está se tornando cada vez mais difícil, por causa muitas vezes do trabalho que acaba ocupando muito tempo dos respectivos responsáveis. Álem disso, na escola na qual há uma interação entre crianças da mesma faixa etária, e onde muitas crianças buscam amizades para aliviar suas afilhições, acabam sofrendo bullying e são excluídas socialmente.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esses impasses. Cabe ao ministério da educação a criação de um programa escolar nacional que vise abordar o tema suicídio, o que desse ocorrer mediante ao fornecimento de palestras e peças teatrais que abordem essa temática, ajudando aqueles que passam por isso e demostrando que no mundo todo diversas pessoas passam pelo mesmo problema, porque como disse Imannuel kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Ademais, urge que a mídia por meio de novelas e reportagens, transmita e propague o tema suicídio, incentivando os pais a participarem mais da vida de seus filhos. Além disso, cabe ao governo e ongs fazer mais projetos sociais , como com campanhas de prevenção, aplicando em cada cidade do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!