O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tele trabalho

A tecnologia afeta constantemente a sociedade, todos os anos conhecemos uma nova ferramenta, dispositivo ou aplicativo que causa algum impacto em nossas vidas. Não é diferente no mundo corporativo, grandes empresas ao redor do mundo já mantêm parte considerável de seus funcionários trabalhando de casa. Mas será que o mercado brasileiro está preparado para isso? O tele trabalho pode ser bom para as empresas e empregados no Brasil?
Em primeiro lugar é necessário reconhecer que a legislação trabalhista no Brasil não está preparada para o tele trabalho, a lei ainda não oferece segurança, tanto para quem emprega, quanto para o funcionário que deseja trabalhar de casa. A nossa Consolidação das Leis do Trabalho foi decretada em 1943, o mundo mudou muito desde então, principalmente no que diz respeito aos efeitos da tecnologia na sociedade. Uma reforma nas leis trabalhistas com o intuito de atualizar a legislação, deverá oferecer maior segurança e flexibilidade para as empresas e trabalhadores, essa reforma deve ter a participação direta de empresas e trabalhadores através de projetos de iniciativa popular.
Outro ponto importante é a mudança cultural, que pode gerar efeitos negativos e positivos. A jornada de trabalho tradicional é realidade para a maioria dos empregados brasileiros, com horários definidos para entrar e sair, além do intervalo de almoço. Quando se trabalha de casa ou fora do ambiente do escritório, a jornada pode ser flexibilizada, porém não pode haver abusos, tanto do empregador que demanda o funcionário além da jornada pré-estabelecida, quanto do funcionário que usa do tempo de trabalho para resolver questões pessoais. A solução para isso é trabalhar com entregáveis bem definidos, o empregador encarrega o funcionário de uma tarefa que leva em média um tempo determinado para ser executado, e o funcionário fica responsável por finalizar a tarefa dentro do tempo.
Os benefícios são inegáveis para os dois lados, o trabalhador vai perder menos tempo no transito, vai passar mais tempo em casa perto da família, ganhar mais qualidade de vida, dormir mais, se exercitar mais, além de gastar menos combustível e diminuir a conta do restaurante. Os escritórios mais vazios, vão economizar em aluguel, vale transporte para os funcionários, energia, água e despesas administrativas. Além de ter a disposição um funcionário mais feliz para trabalhar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!