O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

[Tema: O Esporte Como Ferramenta de Inclusão Social.]

Durante o período da segunda guerra mundial, com a hegemonia nazista e o preconceito em seu ápice, negros americanos ganhavam medalhas nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, legitimando as funções pacificadora e integradora do esporte. Na atual conjuntura brasileira, é notória a importante contribuição desse na inclusão social, entretanto ainda há problemas que dificultam o efetivo cumprimento desse papel.
Primeiramente, é importante destacar que as escolas do país não recebem incentivos governamentais para propagar as atividades desportivas. Diferente de nações desenvolvidas, como Estados Unidos, o investimento do esporte universitário no Brasil é quase insignificante. Tal fato fica bem evidente, por exemplo, em escolas públicas nas quais, muitas vezes, não possuem quadras esportivas. Isso ocorre, um vez que os recursos das leis de incentivo são direcionados aos atletas de alta performance e a grandes clubes, ocasionando o baixo desenvolvimento do esporte de base.
Ademais, convém ressaltar que esse impasse não ocorre apenas com a falta de investimentos, mas também devido aos preconceitos de indivíduos, que corroboram para a segregação, social e no esporte, dos grupos marginalizados pela sociedade - como mulheres, negros e deficientes físicos. É fácil de perceber essa realidade ao analisar as grades de campeonatos nos maiores canais de esporte, que, na maioria das vezes, não contemplam as modalidades femininas ou, até mesmo, os valores divergentes nos ingressos das Paralimpíadas em detrimento às Olimpíadas. Como consequência, cresce um enorme sentimento de inferioridade nesses atletas.
É evidente, portanto, que ainda há entraves que dificultam a questão do esporte como meio de inclusão social. Logo, é fundamental que o Estado, em parceria com o iniciativa privada, invista na construção de locais adequados à prática desportiva e na melhoria da infraestrutura das escolas do país, a fim de assegurar ambientes propícios à formação de atletas. Além disso, é necessário que a mídia, com seu poder conscientizador, ajude a desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, através de novelas e programas de televisão, com o objetivo de mitigar a desigualdade que assola atletas do sexo feminino, negros e paratletas. Outras medidas devem ser tomadas, todavia, como disse Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!