O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Origens do desperdício de alimentos no Brasil
No século XVIII, o economista Thomas Malthus acreditava que a população crescia de forma exponencial, enquanto a produção de alimentos aumentaria sempre de maneira linear, causando, futuramente, uma grande calamidade mundial, onde a humanidade morreria de fome. Todavia, os avanços tecnológicos, como a mecanização do campo, permitiram a geração de alimentos em grande escala e, sem uma devida conscientização nos âmbitos industrial e doméstico, corroborou para a criação de uma cultura de desperdício, sobretudo, no Brasil.
Com o objetivo de erradicar a fome, a Revolução Verde foi implantada no Brasil, na década de 1960, otimizando os processos agrícolas através de máquinas modernas, equipamentos e espécies melhoradas geneticamente. Neste contexto, entretanto, devido à dinâmica capitalista, que visa apenas o lucro, a melhora tecnológica acarretou o aumento na concentração de renda e a má distribuição da produção de alimentos que, por conseguinte, determina o desperdício de mais de 40 mil toneladas de alimentos por ano, no país.
Não apenas, o sociólogo Max Weber aponta a ação social tradicional como fontes motivadora de costumes. Assim sendo, as famílias brasileiras mantém hábitos de consumo exacerbado, adquirindo mais alimentos do que são capazes de consumir. E, como principal instituição formadora de valores, acabam transmitindo essas práticas para gerações futuras, por conseguinte, dando continuidade ao desperdício.
Portanto, torna-se necessária a adoção de medidas para combater o desperdício de alimentos no Brasil, a partir do reconhecimento de suas origens. Dessa forma, a Receita Federal deve aumentar a distribuição de alimentos, oferecendo subsídios às indústrias e supermercados que venderem os produtos prestes a vencer por um preço modesto. Além disso, o Ministério da Educação deve erradicar o costume do desperdício nos lares brasileiros, introduzindo aulas de culinária nas escolas, com o objetivo de ensinar métodos de reaproveitamento dos alimentos, bem como o consumo consciente, para alunos e seus responsáveis.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!