O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em 1769 , o Brasil ganhou sua primeira prisão ; a Casa de Correção do Rio de Janeiro . Entretanto , os problemas que são encontrados nos presídios atualmente são heranças que datam o século XVII, tais como , a superlotações das celas . Logo , deve-se analisar os fatores que contribuem para a permanência de atitudes ultrapassadas em pleno século XXI .
Inúmeros são os problemas vividos diariamente pelos detentos . Desde problemas relacionados á higiene nas celas , superlotações até a proliferação de doenças contribuem para o descaso com os presidiários . Somado a isso , o despreparo dos agentes penitenciários contribui para a revolta dos detentos , que se tornam gradativamente mais agressivos devido ao ambiente em que vivem a provocam rebeliões para demonstrar a insatisfação , como mostrado pelos jornais recentemente . Segundo Karl Marx ''o homem é produto do meio '' e , para se mudar o homem, deve-se transformar o meio em que ele está inserido .
Entretanto , há programas que utilizam a humanização como forma de ressocialização do detento. A APAC (Associação de Proteção e Assistência de Condenados) se dedica à recuperação e reintegração social do condenado por meio de incentivo aos estudos, formação profissionalizante e diversos tipos de assistência, desde a religiosa até a médico-hospitalar. Esse método vem apresentando efetiva melhora na conduta do condenado e diminuindo a reinserção dele no sistema prisional.
Fica claro , portanto , que o sistema prisional brasileiro deve abandonar os modelos de correção dos séculos passados. Além de não trazer melhorias para o detento, aumenta o espírito de violência devido às condições enfrentadas. O Ministério Público deve ampliar a atuação da APAC nas penitenciárias do país com a finalidade de melhorar as condições de vida e humanizar as relações com os detentos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!